sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Carlos Cavalcanti glosando o mote:

EU DEIXEI MINHA REDE LÁ NA SALA
E PARTI COM VONTADE DE VOLTAR 

Quando o trem apitou lá na estação
eu fiquei debruçado na janela
com meus olhos molhados, pois aquela
despedida era feita de emoção,
disparou no meu peito o coração:
Minha mãe se acabando de chorar
e meu pai cabisbaixo a meditar
despediu-se de mim tremendo a fala.
Eu deixei minha rede lá na sala
e parti com vontade de voltar .

Já bem perto do dia da partida
percorri os recantos da fazenda,
tirei caldo-de-cana na moenda,
comecei a traçar a minha vida:
Procurei evitar a despedida
prometendo que iria retornar,
(na cidade não dava pra ficar),
mesmo assim, arrumava a minha mala.
Eu deixei minha rede lá na sala
e parti com vontade de voltar. 

Lá deixei a arapuca , a baladeira,
alpercata de estralo e carrapeta,
joguei fora o meu bom chapéu baeta,
desprezei o pião junto à ponteira,
dei a foice, o serrote, a roçadeira,
a peixeira com pedra-de-amolar,
até mesmo o bisaco de caçar
onde sempre levava caça e bala.
Eu deixei minha rede lá na sala
e parti com vontade de voltar. 

A viagem deixou-me apreensivo,
além disso, morrendo de saudade,
pois trocara a fazenda por cidade,
no começo senti-me um morto/vivo,
mas o sonho trazia-me o incentivo
no desejo latente de estudar.
A vontade maior de batalhar,
nestes versos não dá para explicá-la.
Eu deixei minha rede lá na sala
e parti com vontade de voltar. 

Chamei Tonho, num dia de caçada,
entreguei-lhe a gaiola e a patativa,
relutei em tomar iniciativa
mas a hora final era chegada.
Detonei mais um tiro na espingarda
e olhei a fumaça pelo ar,
aumentou-me a vontade de chorar,
respirei, procurando sufocá-la.
Eu deixei minha rede lá na sala
e parti com vontade de voltar. 

Ao passar de alguns anos eu voltei,
fui rever a fazenda abandonada,
folhas secas em cima da calçada,
numa porta entreaberta logo entrei.
Sufocando emoção muito chorei
vendo a imagem de outrora retornar…
sem meu pai, sem mamãe a prantear,
no meu peito a saudade então se instala.
Não vi rede nenhuma lá na sala,
foi mais forte a vontade de voltar…

Um comentário:

  1. Eu me sinto já quase arrependido
    de partir só pensando no regresso
    E se eu procurando por sucesso
    descobrir que meu sonho foi perdido?
    Voltarei lamentando por ter ido
    para um canto distante do meu lar
    Não deixei o meu pai me ver chorar
    no momento que fiz a minha mala
    Eu deixei minha rede lá na sala
    e parti com vontade de voltar

    ResponderExcluir